A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) retomou suas atividades na manhã desta segunda-feira (03/02) com a posse da nova Mesa Diretora e a leitura da mensagem governamental. Um dos destaques da solenidade foi o apelo feito pelo governador Wilson Lima (União Brasil) aos deputados para criação de três secretarias.
Ao finalizar o discurso, Wilson Lima anunciou que irá enviar à Aleam mensagem governamental para criação das secretarias de Pesca e Bem-estar Animal, além da recriação da pasta voltada para pessoas com deficiência.
“Falando de ações do governo para o ano de 2025, gostaria, meu presidente, de fazer um apelo à vossa excelência e aos senhores e senhoras deputadas dessa casa, para que aprovem a mensagem que nós iremos encaminhar para a criação da Secretaria de Pesca, Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal e vamos recriar uma secretaria que é importante e ganhou muita relevância no nosso governo por conta das ações que nós estamos implementando, a Secretaria da Pessoa com Deficiência”, afirmou.
Balanço da gestão
A leitura da mensagem governamental foi realizada no plenário Ruy Araújo. O chefe do Executivo fez um balanço das ações do governo em 2024, destacando quedas em índices de criminalidade, avanços na saúde e educação, medidas adotadas durante a seca histórica no estado, investimentos em infraestrutura e programas sociais. Wilson Lima também fez cumprimentos e agradecimentos ao setor comercial e empresarial.
No discurso, o governador também citou prioridades para 2025, enfatizando o fortalecimentos da área da saúde, padrão “Delphina” nas demais unidades da rede estadual de saúde, ampliação de equipamentos e construção do Hospital Geral de Nhamundá.
Mesa Diretora
Reeleita em outubro de 2024, a Mesa Diretora assume a gestão da Casa para o biênio 2025-2026. A composição segue com Roberto Cidade (presidente), Adjunto Afonso (1º vice-presidente), Abdala Fraxe (2º vice-presidente), Joana Darc (3º vice-presidente), Alessandra Campêlo (secretária-geral), Delegado Péricles (1º secretário), Cabo Maciel (2º secretário), João Luiz (3º secretário), Felipe Souza (ouvidor) e Sinésio Campos (corregedor).
*Com informações do Portal Toda Hora