Durante sessão plenária da Câmara Municipal de Borba, a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como “Betinha”, defendeu a violência contra mulher. A fala foi registrada em vídeo nessa segunda-feira (29/09) e ganhou repercussão nas redes sociais nesta terça-feira (30/09).
“Digo com toda sinceridade: eu aprovo, sou a favor da violência contra mulher. Quando um homem bate em uma mulher, eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar”, disparou a parlamentar.
Na ocasião, ela defendia outro colega, o vereador Pedro Paz (União Brasil), que havia sido acusado de ofender verbalmente a vereadora Professora Jéssica (DC), que é oposição da atual gestão de Toco Santana (Republicanos).
Durante seu pronunciamento, ela chegou a falar que também era contra a violência, mas relativizou episódios, afirmando que algumas mulheres mentem.
“Às vezes a mulher bate nela mesma para condenar o homem. Ela [vereadora Jéssica] se coloca na lei de violência contra mulher e eu sou contra isso. Sou a favor da proteção, mas sou contra as que querem se beneficiar como ela”, disse Elizabeth.
Betinha foi a oitava vereadora mais votada nas eleições de 2024, com 528 votos.
Pedido de desculpas
Após a repercussão, a vereadora se pronunciou em vídeo afirmando que usou uma “fala infeliz” e que o episódio será usado para reflexão própria.
“Peço desculpa a todas que se sentiriam ofendidas, reafirmo que a violência contra mulher é inaceitável, jamais pode ser tolerada ou justificada. Me comprometo a agir com mais responsabilidade e respeito”, disse.
A reportagem solicitou posicionamento da Câmara Municipal de Borba. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.
*Com informações do Portal Toda Hora








