Uma operação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), realizada na última sexta-feira (4), desarticulou uma organização criminosa especializada no envio de grandes quantidades de drogas para outros estados do país. A ação culminou na apreensão de 607 quilos de maconha tipo skunk, gerando um prejuízo estimado em R$ 12,1 milhões ao crime organizado.
Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, dois integrantes cruciais do grupo foram presos em flagrante: Osvaldo Alves de Souza Júnior, 37 anos, conhecido como “Contador”, e Ingrid Abraão Vasconcelos, 31 anos. As investigações revelaram que a quadrilha utilizava um imóvel alugado na rua B-29, no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, como um centro de operações.
“Essa quadrilha vinha sendo monitorada há meses e utilizava imóveis alugados em diferentes bairros de Manaus como base para armazenamento e envio dos entorpecentes. Na casa do bairro Alvorada, a droga era minuciosamente armazenada e embalada. O grupo escondia a droga em compartimentos de air fryers e enviava para estados como Ceará e Pará”, explicou o delegado.
No depósito, as equipes encontraram dezenas de air fryers, cada uma contendo, em média, cerca de quatro quilos de maconha skunk embalados a vácuo para dificultar a detecção. Posteriormente, novas apreensões foram realizadas em outros endereços, onde foram encontrados mais entorpecentes e materiais, como plástico bolha, caixas de papelão, fitas adesivas e máquinas de embalo a vácuo.
Outros pontos de armazenamento
O diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), delegado Rodrigo Torres, detalhou que as diligências policiais também identificaram outros dois endereços ligados ao grupo.
Um apartamento na rua Amsterdã, bairro Planalto, zona centro-oeste, vinculado à Ingrid, e outro imóvel na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, residência de Osvaldo, onde mais drogas e materiais logísticos foram apreendidos.
“Durante o monitoramento, os agentes acompanharam Osvaldo e Ingrid na aquisição de materiais para embalagem e até mesmo se dirigindo a uma transportadora, confirmando que o carregamento estava pronto para ser enviado. No momento da abordagem, o ‘Contador’ confessou a existência de drogas no imóvel do bairro Alvorada”, revelou o delegado.
Osvaldo e Ingrid foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles aguardam audiência de custódia e permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
A PC-AM segue com as investigações para identificar e capturar outros membros da organização criminosa, além de mapear a fundo sua estrutura financeira.
*Com informações da assessoria