Com 26 anos de carreira, a jornalista Roberta Bindá foi confirmada como uma das palestrantes da edição regional do maior Congresso de Comunicação Política e Institucional, o Compol Amazonas 2025, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro, em Manaus. O encontro é voltado para tendências, estratégias e inovações na comunicação política.
Especialistas renomados, gestores, jornalistas e acadêmicos se reúnem anualmente para debater os desafios da comunicação política e institucional no cenário atual, com foco nas particularidades de cada região.
No Compol Amazonas, Roberta Bindá irá compartilhar a experiência à frente da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus.
“O Compol permite que a gente se conecte com cases de sucesso do país todo. E a edição Amazonas também vai mostrar o potencial dos profissionais de marketing e comunicação daqui do nosso estado”, destacou.
A trajetória profissional da jornalista também é marcada pela atuação nas principais emissoras de tv da região Norte do país, com destaque para o trabalho como correspondente de política em Brasília, e na assessoria de grandes lideranças políticas.
Na CMM, o trabalho da gestora tem fortalecido a relação entre o Legislativo e o povo manauara, por meio de uma comunicação estratégica.
Trajetória na comunicação
Com uma carreira diversificada, Bindá atuou como repórter, passando por veículos de referência no estado, como TV Manaus, Amazon Sat, TV Cultura (atual TV Encontro das Águas), Rede Amazônica e A Crítica.
Na comunicação institucional, exerceu funções estratégicas no setor público, assessorando senador, governador, vice-governador, e primeira-dama do Amazonas. Também atuou na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) durante a gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes e permaneceu por mais de sete anos no Governo do Amazonas, liderando projetos de comunicação institucional.
Atuou em campanhas majoritárias para governo e prefeitura, todas vencedoras. Na campanha para a Prefeitura de Manaus, em 2024, a jornalista esteve na liderança da comunicação e estratégia de imprensa.
Conquistas na CMM
À frente da Diretoria de Comunicação da CMM, Roberta tem desenvolvido estratégias que colocaram a Casa Legislativa em destaque nacional. No primeiro semestre de 2025, a CMM entrou no ranking da plataforma Social Media Gov como uma das quatro câmaras municipais mais engajadas do Brasil nas redes sociais, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. No Norte do país, ocupa a primeira colocação.
De acordo com Roberta, o resultado é fruto de planejamento e de uma comunicação cada vez mais próxima da sociedade.
“Falar sobre comunicação pública é compartilhar experiências que ajudam a aproximar instituições e cidadãos. O case da Câmara Municipal de Manaus, que também vou apresentar, vai mostrar que é possível construir canais de diálogo mais acessíveis e engajadores”, afirmou a jornalista.
*Com informações da assessoria