O Rio Negro atingiu nesta segunda-feira (30/06) a marca de 29,02 metros em Manaus, entrando oficialmente na cota de inundação severa, segundo a classificação do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A medição é do Porto de Manaus.
Com isso, o nível está somente um metro abaixo da maior cheia já registrada, que ocorreu em 2021, quando o rio alcançou 30,02 metros.
De acordo com Boletim do Governo do Amazonas, Manaus segue em estado de alerta. Até esse domingo (29/06), mais de 131 mil famílias foram afetadas pela cheia em todo o estado, o equivalente a cerca de 525 mil pessoas impactadas diretamente.
O mais recente Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas, divulgado no fim de maio pelo SGB, já havia previsto que os níveis dos rios Negro, Solimões e Amazonas ficariam próximos ou até acima da cota de inundação severa em algumas localidades do estado. Em Manaus, a previsão se confirmou nesta semana.
O fenômeno atual chama atenção principalmente por ocorrer em sequência a duas secas históricas de 2023 e 2024. Embora a cheia deste ano seja considerada de grande impacto, a projeção do SGB é de que a marca histórica não seja atingida.
Cheia nos rios do AM
As nove calhas de rios do Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variando entre março e julho, conforme o mapeamento da Defesa Civil e os dados de monitoramento hidrológico do SGB.
*Com informações do Portal Toda Hora