Blendon de Souza Campos, vulgo “BL”, apontado como gerente do tráfico na zona Sul de Manaus e homem de confiança de conselheiros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), foi preso na tarde dessa terça-feira (14/1) em uma operação deflagrada pelo 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). A ação também resultou na prisão de outros dois comparsas identificados como Guilherme Wallace Regis dos Santos e Baddio Feitosa Abecassis, vulgo “Bagio”.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, Blendon mantinha ligação direta com a cúpula do CV. As investigações tiveram início após agentes infiltrados da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) coletarem vídeos de Blendon ostentando um fuzil AK-47 no Morro da Penha, reduto da facção criminosa no Rio de Janeiro. A partir dessas imagens, a polícia identificou o suspeito e passou a monitorar sua rotina.
“Monitoramos ele desde sua chegada em Manaus e conseguimos identificar sua atuação como gerente do narcotráfico na capital. Ele seria responsável pela coordenação da distribuição de drogas e gestão de operações criminosas”, informou o delegado.
Prisões e apreensões
O ponto-chave da operação ocorreu durante uma campana na tarde de terça. Blendon foi localizado no bairro Flores, zona Centro-Sul, onde realizaria uma entrega de drogas. Com ele, os policiais apreenderam tabletes de entorpecentes.
“Após a abordagem, o Blendon indicou um local onde estariam armazenados mais materiais ilícitos dessa facção, levando à prisão de Baddio Feitosa Abecassis, ‘Bagio’, que estava em posse de dezenas de munições calibre 9mm, além de mais drogas e balanças de precisão”, revelou Cícero Túlio.
Outra frente da operação ocorreu na Avenida Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, onde Guilherme foi abordado enquanto transportava drogas.
O trio foi preso em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse irregular de munição de uso restrito. Eles foram encaminhados para audiência de custódia e permanecem à disposição da Justiça.
*Com informações do Portal Toda Hora