Três pessoas identificadas como Bruna Tavares Delaguila, Daniel Ferreira Menezes e Maria Vitória Oliveira de Lima, foram presas em flagrante, na segunda-feira (21), por envolvimento com transporte internacional de drogas. O destino principal de envio do material ilícito seria Paris, na França.
De acordo com o titular do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Cícero Tulio, Daniel seria responsável pela distribuição de drogas no entorno dos bairros Praça 14 de Janeiro e Centro, Zona Sul. Já Bruna e Maria Vitória ficaram encarregadas de transportar as drogas para a cidade de Paris, na França. Cada envolvido nesta ação iria receber R$ 15 mil pelo transporte.
“Elas foram cooptadas para atuarem como “mulas” a fim de transportar o material entorpecente para o exterior e comercializá-los para receptadores por R$ 250 mil. Durante monitoramento, foi constatado que elas estavam em São Paulo e iriam embarcar para Paris, no entanto, houve um imprevisto no voo e elas precisaram regressar para Manaus com os entorpecentes no interior de seus organismos”, informou.
Ainda conforme o delegado, a partir do momento em que elas retornaram para a capital amazonense, a equipe de investigação continuou o monitoramento e tiveram ciência de que elas iriam expelir o material.
“Então, montamos a operação e conseguimos efetuar a prisão delas, ocasião em que encontramos diversas cápsulas de cocaína, balança de precisão e dezenas de documentos de identidade que seriam utilizadas para falsificação no transporte de droga”, destacou.
As investigações irão continuar para verificar a eventual participação dos donos desses documentos no esquema criminoso, não descartando a possibilidade de a quadrilha usar tais documentos para facilitar a falsificação de documentos que possam ser usados pelas mulas.
Os suspeitos responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico e ficarão à disposição da Justiça.