A Polícia Federal (PF) no Amazonas realizou, neste fim de semana, a Operação Curaretinga IV, de combate ao garimpo ilegal, na região de tríplice fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia. Durante a ação, 39 dragas foram destruídas, causando prejuízo estimado de R$ 26 milhões aos criminosos.
A operação, em conjunto com o Comando Militar da Amazônia, foi executada pelo Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, sob a coordenação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva. Durante a ação, a PF atuou no rio Jandiatuba, em São Paulo de Olivença (a 991 quilômetros de Manaus), em conjunto com diversos órgãos federais e as Forças Armadas. A Marinha do Brasil forneceu suporte aéreo para a realização do reconhecimento do local e apoio logístico.
Segundo a PF, também foram realizadas, em conjunto com o Ibama e a Funai, ações pedagógicas nas comunidades ribeirinhas para alertar sobre os crimes ambientais. A Polícia Federal informou que atuou não apenas com o policiamento ostensivo e educacional, mas também no acompanhamento da legalidade dos trâmites de polícia judiciária.