O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) afastou, de forma preventiva, o servidor Fábio Litaiff, de 49 anos, acusado de agredir um menino de oito anos em um condomínio localizado no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. O episódio, que foi registrado por câmeras de segurança, aconteceu no dia 4 de setembro, e ganhou repercussão nessa segunda-feira (15/09).
A Corregedoria-Geral de Justiça informou que instaurou um Pedido de Providências para apurar o caso, classificando a conduta como de “grave repercussão” e sustentando que havia robustez probatória inicial em razão das imagens que mostram a agressão.
Como medida cautelar, o servidor foi afastado de suas funções por 30 dias, prazo previsto no art. 171 do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas. O procedimento tramita em segredo de justiça.
“Como providência e diante da gravidade da conduta noticiada, especialmente considerando que se trata de fato revestido de robustez probatória inicial, haja vista a existência de registro visual em que se flagra a agressão, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas decretou o afastamento”, consta em nota pública.
O caso
Segundo boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o servidor teria dado tapas na orelha da criança, que estava acompanhada de uma cuidadora. A mãe relatou que encontrou o filho com sinais de dor e o levou ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi realizado exame de corpo de delito.
Dias depois, exames especializados apontaram que o menino sofreu perfuração do tímpano, atribuída pelos médicos aos tapas recebidos. Além da dor intensa, a criança apresentou secreção no ouvido e permanece em acompanhamento com um otorrinolaringologista.
*Com informações do Portal Toda Hora








