Durante evento, o presidente também recebeu o título de cidade Parintinense (Foto: Divulgação)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta sexta-feira (4), o ‘Luz para Todos’ que, nesta nova fase, vai beneficiar até 500 mil famílias até 2026. O programa leva energia elétrica à população rural, em especial no Norte do País e em regiões remotas da Amazônia Legal. Além da comitiva presidencial, o relançamento conta com a presença do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), políticos do Estado do Amazonas e do município de Parintins a 369 quilômetros a leste de Manaus). Lula também estava acompanhado da primeira dama Janja Silva.
“Cuidar da Amazônia é a gente começar dizendo que não quer transformar a Amazônia em um santuário, que a gente quer cuidar de cada igarapé, de cada animal, de cada passarinho, de cada flor, da nossa água, mas sobretudo, eu quero cuidar do povo, amazônidas que moram aqui. Nós vamos fazer o que precisa ser feito, nós não aceitaremos e não há admitiremos garimpo ilegal em terra pública, madeireiro ilegal”, disse Lula.
Lula lembrou que, na semana que vem, participa da Cúpula da Amazônia, em Belém, que reunirá os presidentes dos oitos países amazônicos para discutir uma política conjunta de desenvolvimento sustentável para a região.
Durante a cerimônia foi anunciada a interligação dos municípios de Parintins, Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus) e Juruti município do Estado do Pará (PA) ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica e haverá a assinatura de Ordem de Serviço do Linhão entre Manaus (AM) – Boa Vista (RR). Nessa nova etapa, o desafio é construir políticas de universalização do acesso e uso da energia elétrica ainda mais justas e inclusivas.
Antes da cerimônia, Lula publicou em suas redes sociais que essa etapa foca em levar energia elétrica para populações remotas da Amazônia, com respeito à cultura indígena, quilombola e comunidades tradicionais. Que, desde 2003, mais de 3,6 milhões de famílias foram beneficiadas, atingindo mais de 17 milhões de pessoas em todo o País. O presidente afirma que a meta é iluminar os quatro cantos do Brasil.
Lula foi recebido na ilha da magia por simpatizantes, apoiadores e com apresentações dos bois Garantido e Caprichoso. A primeira dama Janja Silva, arriscou os passos de dois pra lá e pra cá durante as apresentações.
O presidente inaugurou oficialmente a nova subestação de energia elétrica da cidade, que agora está interligada ao sistema nacional. A capacidade foi dobrada e o investimento foi de R$ 51 milhões, segundo a concessionária Amazonas Energia.
Linhão de Tucuruí
Também foi inaugurada a interligação de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, e Juruti, no Pará, ao Sistema Interligado Nacional (SIN), conhecida como Linhão de Tucuruí.
Antes da interligação de Parintins ao Linhão de Tucuruí, a cidade dependia de uma usina termelétrica movida a diesel, que consumia cerca de 45 milhões de litros desse combustível anualmente.
Durante o evento, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, entregou a Lula o título de cidadão parintinense.