Um incêndio de grandes proporções destruiu um galpão de materiais recicláveis na rua Chico Mendes, na Comunidade Val Paraíso, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, na madrugada desta segunda-feira (08/09). O fogo começou por volta das 4h30 e se espalhou rapidamente devido à grande quantidade de plásticos, papelões e outros inflamáveis armazenados no local.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a suspeita inicial era de que o fogo poderia ter começado devido a um curto-circuito ou descarte inadequado de materiais inflamáveis. Porém, após perícia inicial no local, os bombeiros confirmaram que o incêndio foi criminoso.
“Um homem invadiu o local, cortou o fio de uma das câmeras de segurança e ateou fogo no galpão. Ele não foi identificado e conseguiu fugir. A motivação para o incêndio criminoso vai ser investigado pela polícia”, informou a corporação.
Durante o incêndio, a fumaça intensa assustou moradores da região. Vídeos gravados nas primeiras horas da manhã revelam a intensidade do fogo no galpão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 20 mil litros de água foram utilizados no combate às chamas, com apoio de quatro viaturas. O trabalho durou aproximadamente uma duas horas, e não houve registro de feridos.
O incêndio, no entanto, deixou danos significativos. Parte da estrutura do prédio foi comprometida, além da destruição de duas máquinas de usinagem, um televisor e um ar-condicionado.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAS) foi notificada para avaliar possíveis impactos ambientais da queima de recicláveis. Já a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a perícia técnica devem realizar uma vistoria no galpão para auxiliar nas investigações e adotar medidas de prevenção.
*Com informações do Portal Toda Hora