Francisco de Almeida, soldado reformado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi preso no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, nessa terça-feira (09/09). Ele estava foragido desde a sentença de condenação a 33 anos, nove meses e 19 dias de prisão em regime fechado, no dia 7 de julho deste ano, pelo assassinato da técnica de enfermagem Viviane Costa de Castro, em maio de 2013. O mandante do crime e ex-noivo da vítima, Alesson Pessoa Mota, está foragido.
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Francisco foi o responsável pela execução do crime a mando do ex-noivo da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento.
Conforme as investigações, o ex-PM atirou contra Viviane na Avenida Timbiras, na manhã do dia 23 de maio de 2013. A vítima se deslocava para ir ao trabalho quando foi interceptada por Francisco em uma motocicleta. Ele se aproximou do carro de Viviane e efetuou quatro disparos. Ela morreu no local.
Um ano antes da execução, a técnica de enfermagem já havia sofrido outra tentativa de homicídio na mesma região e em circunstâncias semelhantes, com a possível participação do ex-militar. Viviane deixou duas filhas.
Após ser preso, Francisco foi conduzido à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), onde prestou depoimento antes de ser transferido para a carceragem. Com a sua prisão, apenas Alesson, mandante do crime, continua foragido.
Alesson também foi condenado a 37 anos, três meses e 15 dias de reclusão, mas ainda não foi encontrado e permanece foragido.
*Com informações do Portal Toda Hora