O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Orlando Machado, afirmou que duas balsas serão contratadas emergencialmente para atender o trecho alagado da BR-230, a Transamazônica, por conta da cheia do Rio Madeira. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (24/04) durante reunião com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
De acordo com o dirigente da autarquia federal, o suporte deve chegar ao município de Apuí, no Sul do Amazonas, na próxima semana e visa garantir o transporte de pessoas e insumos enquanto a situação não é solucionada definitivamente. A cidade está isolada e enfrenta desabastecimento por conta de trechos da BR-230 estarem submersos.
“O trecho da Transamazônica teve o nível da água elevado em mais de 15 metros, o que causou isolamento da via. Já estamos com a contratação emergencial de duas balsas em andamento e a previsão é que até a próxima semana estejam em operação, garantindo o tráfego de veículos e assistência à população”, afirmou o superintendente do Dnit.
A medida é em resposta à crescente pressão de parlamentares e de moradores do Sul do estado, que enfrentam dificuldades com o isolamento de regiões inteiras. A Cheia 2025 já colocou dez municípios em Situação de Emergência e afetou mais de 118 mil pessoas.
Além do presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), participaram da reunião os deputados Dan Câmara (Podemos), Wilker Barreto (Mobiliza) e Mário César Filho (União Brasil).
Obras na BR-319
Na reunião, o superintendente do Dnit declarou que o trecho do “Lote C” da rodovia receberá pavimentação ainda este ano.
“Desde 2011 não se colocava asfalto nesse trecho. A meta para 2025 é entregar entre 10 e 20 quilômetros pavimentados. O restante dos 52 quilômetros deve ser finalizado até 2026”, informou.
Ele ressaltou que as demais etapas da BR-319 ainda aguardam o licenciamento ambiental e a finalização de projetos, mas que os trâmites estão em curso, com apoio da bancada federal e estadual.
“O trabalho é árduo, mas já colhemos os primeiros frutos. A pavimentação do Lote C já é realidade, com empresa contratada e base iniciada”, completou.
O presidente da Aleam, Roberto Cidade destacou a importância da medida e da união entre os entes públicos para enfrentar os desafios logísticos do estado.
“Pela primeira vez temos um representante do Dnit que responde às demandas e traz resultados concretos. Isso nos dá esperança de que as obras sairão, finalmente, do papel. O Amazonas é gigante, com seca extrema num ano, cheia histórica no outro. Ter uma gestão técnica e comprometida no DNIT faz toda a diferença para nosso povo”, apontou.
Orlando também anunciou a entrega das duas pontes, que desabaram na BR-319, prevista para o segundo semestre. O superintendente explicou que houve entraves com a empresa contratada inicialmente, mas que, com nova empresa, os trabalhos estão sendo executados de forma emergencial e devem ser entregues até o fim do ano.
Portos no interior
A situação dos portos no interior do estado também foi pauta da reunião. O superintendente do Dnit confirmou que um porto provisório está sendo implantado em Borba (a 151 quilômetros de Manaus), com previsão de funcionamento até o dia 31 de maio, a tempo de atender a festividade de Santo Antônio, padroeirodo município.
Outro destaque foi o anúncio o retorno das obras no porto de Manicoré (a 332 quilômetros da capital), paralisadas há mais de uma década. Segundo o Dnit, as obras devem iniciar em breve. A previsão de entrega é entre um e dois anos.
*Com informações do Portal Toda Hora