Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso por tráfico de drogas após ser flagrado com 580 tabletes de maconha do tipo skunk durante uma blitz realizada na noite dessa segunda-feira (25/08), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), na avenida Paxiúbas, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus. A carga está avaliada em aproximadamente R$ 10 milhões.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o motorista de um Mitsubishi L200 branco tentou escapar ao avistar a fiscalização.
“No momento da blitz, foi dado ordem para que o motorista parasse. No entanto, o condutor empreendeu fuga e furou as barreiras na via, ocasião em que equipes de policiais militares juntamente com os agentes do Detran-AM acompanharam o trajeto do veículo. A perseguição passou pelas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista, mas a abordagem só foi possível no bairro Colônia Terra Nova, onde ele foi interceptado”, explicou em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (26/08).
Arthur Cruz, coordenador-geral da Fiscalização de Trânsito do Detran-AM, detalhou o momento da prisão: “Ao revistar o veículo, os agentes constataram que os bancos traseiros haviam sido retirados para acomodar os entorpecentes, além da carroceria, que também estava lotada de drogas. A partir disso, o flagrante foi comunicado à Polícia Civil”, contou.
Tanto o veículo quanto as drogas foram encaminhadas ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde o suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. O homem não deu detalhes sobre o carregamento de drogas, nem sobre seu fornecedor.
Origem e destino das drogas
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres, afirmou que as investigações seguem para identificar a origem e o destino da carga, bem como os responsáveis pelo fornecimento.
“Essa carga apreendida está avaliada em aproximadamente de R$10 milhões. O condutor provavelmente integra uma organização criminosa. Por isso, o inquérito policial será encaminhado ao Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), já que se trata de um material voluptuoso e que requer investigação extensa”, afirmou.
Para o diretor-presidente do Detran-AM, a operação evidencia a importância das fiscalizações realizadas pelo órgão.
“Queremos reforçar para a população a importância dessas fiscalizações, que às vezes são mal interpretadas. Quando acontece uma apreensão dessa magnitude, as pessoas começam a entender a relevância de uma blitz. Essas operações não são apenas para verificar documentos de veículos, mas também para tirar drogas, armas, veículos roubados ou furtados de circulação. É isso que o Detran-AM tem feito em parceria com as polícias civil e militar”, disse Fernandes.
*Com informações do Portal Toda Hora