O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) anunciou, nesta terça-feira (21/01), a entrega de 4.500 casas em 2025. O objetivo é atender famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e em áreas de risco que são ainda mais afetadas durante o período chuvoso.
A capital amazonense está em alerta com acidentes envolvendo deslizamentos. Em 2024, Manaus liderou o ranking de alertas emitidos em 2024, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), e ficou em oitavo lugar no balanço de ocorrências registradas, evidenciando a vulnerabilidade de áreas com ocupações irregulares e declives acentuados. Apenas em janeiro, dois deslizamentos já foram registrados em Manaus. Um deles ocorreu em uma área de risco, matando pai e filha soterrados.
“Nós vamos tirar muitas dessas pessoas que estão nessas áreas de riscos, nessas encostas, para que a gente possa melhorar essa situação. Essas áreas são recorrentes na nossa cidade, então isso tudo é fruto da ocupação desordenada, fruto também de ineficiência de governos que não investiram nessa na questão da habitação e da moradia”, disse durante entrevista para uma emissora de TV local.
Almeida classifica as obras de habitação como históricas, uma vez que, de acordo com ele, será a primeira vez em 40 anos que a capital receberá um bairro planejado, o Dorothéa Braga, que será construído onde existia a invasão Monte Horebe. A construção e entregas de 4,5 mil casas deverá ser feita anualmente, totalizando 18 mil moradias nos próximos quatro anos.
Conjunto Parque das Tribos
Uma das primeiras obras que será entregue no primeiro semestre deste ano será o Conjunto Parque das Tribos, localizado no maior bairro de indígenas não aldeados do mundo, localizado na zona Oeste de Manaus. A estrutura terá 576 moradias. As demais inaugurações ocorrerão ao longo do ano.
“Na primeira semana de maio eu entrego 576 moradias lá no Conjunto Parque das Tribos, conjunto habitacional que nós estamos. A partir de maio, acredito que em julho a gente pode entregar o segundo conjunto. Ao todo, serão sete conjuntos habitacionais que já estão sendo construídos”, explicou o prefeito.
*Com informações do Portal Toda Hora