Cerca de 60 bairros de Manaus amanheceram sem energia elétrica, neste sábado (4), devido às fortes chuvas que causaram o desligamento da linha de transmissão LECHUGA-MANAUS, que pertence ao Sistema Interligado Nacional-SIN. A falta de energia também afetou o fornecimento de água nas zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Oeste, Centro-Oeste e em parte da Zona Leste
De acordo com a nota publicada pela Amazonas Energia, o desligamento ocorreu às 06h56. “No momento, a cidade de Manaus ainda está sob condições climáticas adversas e com grande incidência de descargas atmosféricas”, diz um trecho da nota.
Ainda segundo o comunicado, as providências para a retomada do abastecimento elétrico nas zonas afetadas já estão em andamento.
“Esclarecemos que, às 7h58min, iniciou o processo de recomposição gradativa da carga do sistema Manaus e região metropolitana”, diz a concessionária.
Impactos
A concessionária Águas de Manaus informou que, no início da manhã deste sábado (4), as Estações de Tratamento de Água (ETA) 1 e 2, localizadas na Ponta do Ismael, no bairro Compensa, Zona Oeste da cidade, foram impactadas pela falta de energia que afetou várias regiões de Manaus. O sistema ficou parado por cerca de três horas.
Devido a isto, as regiões Norte, Sul, Centro-Sul, Oeste, Centro-Oeste e parte zona Leste da cidade podem apresentar falta d’água ao longo deste sábado.
A energia elétrica foi restabelecida por volta das 9h e as estações foram religadas. Com isso, o abastecimento de água começou a retornar gradativamente na cidade, chegando primeiro nas regiões centrais e, posteriormente aos locais de áreas mais elevadas. A previsão é que o serviço de água esteja normalizado em toda área abrangida em até 24 horas.
*Com informações do Portal Em Tempo