Um funcionário de uma agência bancária em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), de 27 anso e que não teve a identidade divulgada, foi preso nessa segunda-feira (19/01), durante a Operação Saldo Fantasma. Ele é acusado de fraudar empréstimos consignados, causando um prejuízo superior a R$ 111 mil.
De acordo com o delegado John Castilho, o suspeito iniciou os golpes em 2024 e mantinha um ciclo de “lavagem” para ocultar o crime.
“Esse homem usava seu acesso privilegiado aos sistemas da instituição para contratar empréstimos consignados em nome de 61 vítimas, maioria idosos e beneficiários de programas sociais. Ele sacava as quantias em caixas eletrônicos e depois lavava o dinheiro para omitir esses saques. Fazia outros golpes para tentar repor uma parte do dinheiro na conta dessas primeiras vítimas sem que elas percebessem a falta do valor”, explicou o delegado que coordenou a operação.
O esquema só foi descoberto no final de 2025, quando o criminoso perdeu o controle da movimentação financeira e as vítimas notaram a ausência do dinheiro.
O delegado ressaltou a seletividade cruel do autor: “A maioria das vítimas, cerca de 80%, era composta por idosos ou pessoas de baixa renda, sem familiaridade com aplicativos, então não percebiam a existência dos empréstimos fraudulentos em suas contas”, explicou.
Após reunir os materiais acusatórios contra o suspeito, o pedido de prisão foi feito e concedido pela Justiça.
“Ele não resistiu à prisão, mas na delegacia negou as acusações e disse que vai provar sua inocência. No entanto, o inquérito é bastante contundente, e ele deve permanecer preso, à disposição da Justiça”, concluiu o delegado responsável pelo caso.
Próximos passos
A Justiça determinou, além da prisão, o bloqueio de ativos financeiros e a apreensão de bens do investigado, que responderá por furto qualificado, estelionato contra idosos e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) agora avança para apurar a suspeita de que familiares e colegas de trabalho do bancário auxiliavam na execução dos golpes.
*Com informações do Portal Toda Hora








