O amazonense Márcio Gabriel Caplan de Araújo, 27, conhecido no esporte como Biel, está prestes a viver mais um grande capítulo de sua carreira no tiro prático. Ele embarca no próximo dia 15 de setembro para a cidade de Matlosana, na África do Sul, onde defenderá o Brasil no Campeonato Mundial de IPSC (International Practical Shooting Confederation), competição que ocorre a cada três anos em diferentes países.
A trajetória de Biel no esporte começou cedo, incentivado pelo pai, Márcio Araújo, que também é atirador esportivo. Aos 10 anos de idade, ele se tornou o mais jovem do Brasil a competir oficialmente, após obter uma autorização judicial. Poucos meses depois, conquistou o título de campeão brasileiro na divisão Light, feito que lhe garantiu um lugar no Livro dos Recordes Brasil como o atirador mais jovem do país.

Durante três anos, representou o Amazonas na divisão Light, mas como essa categoria só existe no Brasil, decidiu migrar para a divisão Open, a fim de ampliar sua projeção internacional. A mudança deu resultado. Aos 13 anos, Biel já estava em sua primeira competição mundial, realizada na Grécia, como parte da delegação brasileira.
De lá para cá, sua carreira foi marcada por conquistas e participações expressivas. O atleta defendeu o país em mundiais nos Estados Unidos, França e Tailândia, sempre como parte da equipe brasileira de tiro prático, acumulando títulos nacionais e internacionais ao longo de sua trajetória.

Agora, no seu quinto mundial, o desafio será ainda maior. Representando o Brasil em solo africano, Biel busca consolidar sua posição entre os principais nomes do tiro prático mundial.
“Cada competição é uma oportunidade de aprendizado e evolução. Mais do que defender meu estado, hoje eu tenho a honra e a responsabilidade de defender o meu país. Farei o meu melhor para trazer mais um grande resultado da África”, destacou o atleta.
O Campeonato Mundial de IPSC reúne os melhores atiradores do planeta e é considerado a principal vitrine internacional da modalidade.
*Com informações da assessoria