A Grande Família é a campeã do Carnaval de Manaus de 2026. A agremiação alcançou 269,40 pontos. A apuração ocorreu no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho (Sambódromo), na tarde desta segunda-feira (16/02).
A Gigante da Zona Leste apresentou o enredo “O Galo Faceiro e o Chamado de São João – Maracanaú”, mostrando a festa da cidade cearense para a avenida.
“Conseguimos colocar a escola na avenida e conquistar o título deste Carnaval. Vamos abrir nossa quadra e comemorar esse título. Dedico essa vitória a toda comunidade”, afirmou Jorge Granjeiro, vice-presidente da escola.
O último título da escola havia sido em 2014, em uma titulação coletiva realizada após problemas no desfile daquele ano. Na ocasião, a agremiação prestou homenagem à atriz amazonense Ednelza Sahdo. Já em 2023, a escola ficou com o vice-campeonato ao levar para a avenida um enredo em homenagem ao município de Eirunepé.
Resultado final
A Grande Família – 269,40 pontos
Vitória Régia – 269,20 pontos
Reino Unido da Liberdade – 268,50 pontos
Mocidade Independente de Aparecida – 267,00 pontos
Vila da Barra – 266,30 pontos
Unidos do Alvorada – 266,20 pontos
Presidente Vargas – 266,10 pontos
Andanças de Ciganos – 258,60 pontos
Acesso A
A campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso A em 2026 garantiram acesso ao Grupo Especial do Carnaval de Manaus. Com a mudança, a elite do samba manauara passará a contar com dez escolas a partir de 2027, com desfiles distribuídos em dois dias, conforme o calendário oficial do Estado.
A Dragões do Império conquistou o primeiro lugar, somando 269,2 pontos. Já a Tradição Leste ficou na segunda colocação, com 268,1 pontos. As duas agremiações se destacaram nos desfiles realizados na sexta-feira, quando o Grupo de Acesso A levou suas apresentações ao Sambódromo.
Acesso B
A Primos da Ilha foi campeã do Grupo de Acesso B do Carnaval de Manaus 2026. A escola conquistou o primeiro lugar após um desfile marcado por emoção, organização e forte participação comunitária, garantindo o acesso ao Grupo A no próximo carnaval.
Com o enredo “Mulher que Empreende, Mulher que Vence”, a agremiação levou para a avenida uma homenagem potente às mulheres que transformam realidades por meio do trabalho, da criatividade e da resistência. O desfile destacou histórias reais, símbolos de luta e conquistas femininas, conectando arte, identidade social e valorização da mulher amazônida.
Carnaval 2026
O secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Caio André, avaliou como “histórico” o desfile do Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2026 e destacou o fortalecimento das agremiações locais como marca desta edição.
“Estamos retomando o nosso lugar no Carnaval, reposicionando o Carnaval de Manaus. Isso é fruto do trabalho das agremiações e engrandece o nosso Carnaval”, afirmou.
O secretário também ressaltou que os investimentos destinados à festa foram aplicados de forma eficiente, refletindo na qualidade dos desfiles e na presença do público. “Os recursos investidos estão sendo bem empregados. O sambódromo estava cheio, não para assistir um show de fora, mas um espetáculo produzido aqui”, destacou.
Caio André enfatizou ainda o nível técnico apresentado pelas escolas de samba e classificou a disputa como uma das mais equilibradas dos últimos anos. “A disputa foi de alto nível. Foi um grande Carnaval”, concluiu.
*Com informações do Portal Toda Hora








